Dados de rácio de tempo em contacto com o solo

O rácio de tempo em contacto com o solo mede a sua simetria de corrida e é apresentado como uma percentagem do seu tempo total em contacto com o solo. Por exemplo, 51,3% com uma seta a apontar para a esquerda indica que o corredor está a despender mais tempo no chão quando se apoia no pé esquerdo. Se o ecrã de dados apresenta ambos os números, por exemplo 48–52, 48% corresponde ao pé esquerdo e 52% ao pé direito.

Zona de cor

Vermelho

Laranja

Verde

Laranja

Vermelho

Simetria

Fraco

Razoável

Bom

Razoável

Fraco

Percentagem de outros corredores

5%

25%

40%

25%

5%

Rácio de tempo em contacto com o solo

> 52,2% L

50,8–52,2% L

50,7% L–50,7% R

50,8–52,2% R

> 52,2% R

Ao desenvolver e testar dinâmicas de corrida, a equipa da Garmin determinou que, em determinados corredores, existe relação entre lesões e desequilíbrios acentuados. Em muitos corredores, o rácio de tempo em contacto com o solo tende a desviar-se mais de 50–50 quando se sobem ou descem encostas. A maioria dos treinadores de corrida concorda que é bom correr de forma simétrica. Os corredores de elite tendem a ter passadas rápidas e equilibradas.

Pode ver o indicador colorido ou o campo de dados durante a corrida ou consultar o resumo após a corrida na sua conta Garmin Connect. Tal como com os dados de dinâmica de corrida, o rácio de tempo em contacto com o solo é uma medida quantitativa para o ajudar a saber mais sobre a sua forma de corrida.