Frequências da sonda

NOTA: As frequências disponíveis dependem dos transdutores utilizados.

O ajuste da frequência ajuda a adaptar a sonda aos seus objetivos específicos e à profundidade atual da água.

As frequências mais elevadas utilizam larguras de feixe estreitas e são mais adequadas para um funcionamento a alta velocidade e para condições do mar adversas. A definição do fundo e a definição do termoclima podem ser mais precisas se for utilizada uma frequência mais elevada.

As frequências mais baixas utilizam larguras de feixe mais amplas, que permitem que o pescador veja mais alvos, mas também podem produzir mais ruído de superfície e reduzir a continuidade do sinal do fundo em condições do mar adversas. As larguras de feixe mais amplas geram arcos maiores para sinais de alvos de pesca, o que as torna ideais para localizar peixe. As larguras de feixe mais amplas também têm um melhor desempenho em águas profundas, visto que a frequência mais baixa penetra melhor em águas profundas.

As frequências do CHIRP permitem-lhe passar cada impulso por uma gama de frequências, o que resulta numa melhor separação de alvos em águas profundas. O CHIRP pode ser utilizado para identificar alvos nitidamente, como peixes específicos em cardumes e aplicações de águas profundas. Normalmente, o CHIRP tem um desempenho melhor do que as aplicações de frequência única. Como alguns alvos de peixe podem ser melhor apresentados utilizando uma frequência fixa, deve ter em consideração os seus objetivos e as condições da água quando utilizar frequências CHIRP.

Alguns transdutores também permitem personalizar as frequências predefinidas para cada elemento do transdutor, o que lhe permite alterar rapidamente a frequência utilizando as predefinições, à medida que as condições da água e os seus objetivos mudam.

A visualização de duas frequências em simultâneo com recurso à vista de frequência dividida permite uma melhor visualização em termos de profundidade com o sinal da frequência mais baixa e, ao mesmo tempo, ver mais detalhes a partir do sinal da frequência mais elevada.

AVISO

Esteja sempre consciente da legislação local relativa às frequências da sonda. Por exemplo, para proteger grupos de orcas, poderá ser proibida a utilização de frequências entre 50 e 80 kHz a uma distância de 1/2 milha de um grupo de orcas. É da sua responsabilidade utilizar o dispositivo em conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis.

GUID-3E67C80C-0812-4EEC-BC60-699751B9CF6F v12
Setembro 2025