Sobreposição do radar e alinhamento de dados da carta
Durante a utilização da Sobreposição do radar, o plotter cartográfico alinha os dados do radar com os dados da carta baseando-se na direção da embarcação, que se baseia por predefinição em dados provenientes de um sensor de rumo magnético ligado através de uma rede NMEA® 0183 ou NMEA 2000®. Se um sensor de rumo não estiver disponível, a direção da embarcação baseia-se nos dados de registo de GPS.
Os dados de registo de GPS indicam a direção para onde a embarcação se desloca mas não a direção para onde a embarcação aponta. Se a embarcação estiver a desviar-se para trás ou para os lados devido a uma corrente ou vento, a Sobreposição do radar pode não conseguir alinhar-se perfeitamente com os dados da carta. Deve evitar-se esta situação utilizando dados da direção da embarcação de uma bússola eletrónica.
Se a direção da embarcação se basear em dados de um sensor de rumo magnético ou de um piloto automático, os dados de direção podem ficar comprometidos devido a uma configuração incorreta, anomalia mecânica, interferência magnética ou outros fatores. Se os dados de direção ficarem comprometidos, a Sobreposição do radar pode não conseguir alinhar-se perfeitamente com os dados da carta.