MARPA
Esta funcionalidade destina-se a melhorar a perceção situacional, podendo não evitar as colisões em todas as circunstâncias. A utilização segura e prudente da embarcação é da sua inteira responsabilidade, assim como a atenção perante obstáculos e perigos dentro ou perto da água. O não cumprimento destas observações poderá dar origem a um acidente que poderá provocar danos materiais, ferimentos graves ou morte.
A funcionalidade Mini-auxiliar do traçado de radar automático (MARPA) permite-lhe identificar e monitorizar alvos e destina-se principalmente a evitar colisões. Para utilizar o MARPA, atribui um marcador MARPA a um alvo. O sistema do radar monitoriza automaticamente o objeto-alvo e fornece-lhe informações acerca do objeto, incluindo o alcance, o rumo, a velocidade, o rumo do GPS, a abordagem mais próxima e o tempo até à abordagem mais próxima. O MARPA indica o estado de cada objeto-alvo (a adquirir, perdido, a acompanhar ou perigoso) e o plotter cartográfico pode emitir um alarme de colisão se o objeto entra na sua zona de segurança.
Antes de poder utilizar a funcionalidade MARPA, deve ter um sensor de rumo ligado e um sinal GPS ativo. O sensor de rumo deve fornecer o NMEA 2000® número de grupo de parâmetros (PGN) 127250 ou a expressão de saída NMEA® 0183 HDM ou HDG.
- Símbolos de alvo MARPA
- Adquirir alvos MARPA automaticamente
- Remover alvos MARPA automaticamente
- Atribuir um marcador MARPA a um objeto
- Remover uma tag MARPA de um objeto-alvo
- Visualizar informações acerca de um objeto-alvo MARPA
- Ver uma lista de ameaças AIS
- Mostrar embarcações AIS no ecrã Radar
- Definições do alarme de alvo perigoso MARPA
- VRM e EBL