Frequências do sonar
O ajuste da frequência ajuda a adaptar o sonar aos seus objetivos específicos e à profundidade atual da água.
As frequências mais elevadas usam larguras de feixe estreitas e são mais adequadas para um funcionamento em alta velocidade e para condições adversas do mar. A definição do fundo e a definição do termoclima podem ser mais precisas se for usada uma frequência mais elevada.
As frequências mais baixas usam larguras de feixe mais amplas, que permitem que o pescador veja mais alvos, mas também podem produzir mais ruído de superfície e reduzir a continuidade do sinal do fundo em condições adversas do mar. As larguras de feixe mais amplas geram arcos maiores para sinais de alvos de pesca, o que as torna ideais para localizar peixe. As larguras de feixe mais amplas também têm um melhor desempenho em águas profundas, visto que a frequência mais baixa penetra melhor em águas profundas.
As frequências do CHIRP permitem-lhe passar cada impulso por uma gama de frequências, o que resulta em uma melhor separação de alvos em águas profundas. O CHIRP pode ser usado para identificar alvos nitidamente, como a pesca individual em um cardume, e para aplicações em águas profundas. Normalmente, o CHIRP tem um desempenho melhor do que as aplicações de frequência única. Devido ao fato de que alguns alvos de peixe podem ser apresentados usando uma frequência fixa, é necessário levar em consideração os seus objetivos e as condições da água quando usar as frequências do CHIRP.
Alguns transdutores também permitem personalizar as frequências predefinidas para cada elemento do transdutor, o que lhe permite alterar rapidamente a frequência usando as predefinições, à medida que as condições da água e os seus objetivos mudam.
A visualização de duas frequências simultaneamente usando a vista de frequência dividida permite uma melhor visualização em termos de profundidade com o sinal da frequência mais baixa e, ao mesmo tempo, ver mais detalhes a partir do sinal da frequência mais elevada.
Esteja sempre atento às regulamentações locais sobre frequências de sonar. Por exemplo, para proteger as baleias orcas, talvez seja proibido usar frequências entre 50 a 80 KHz a uma distância de 0,8 km (1/2 milha) de um baleal de orcas. É sua responsabilidade usar o dispositivo em conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis.