Treino com coleira

Comece o treino com o cão preso pela trela, sem utilizar o sistema de treino Alpha®. Depois de o cão mostrar compreender as ordens "andar ao lado", "sentar" e "aqui", pode começar o treino com a coleira e a trela.

Durante a fase inicial da introdução à coleira, o cão aprende que o estímulo da coleira significa o mesmo que um puxar da trela. Primeiro, o cão pode assustar-se com o estímulo eletrónico. O segredo é ser paciente e coerente e não começar com uma intensidade demasiado elevada. Seja razoável e coerente e utilize a repetição e o elogio ao utilizar a coleira como ferramenta de treino.

Se o cão não responder ao nível de estímulo que selecionou (Selecionar o nível de intensidade correto), aumente o estímulo em um nível de cada vez até obter a resposta adequada. Após obter a resposta pretendida, pode reduzir o nível de estímulo, desde que o cão mantenha a coerência.

À medida que o cão se torna mais competente com as ordens, pode começar a introduzir distrações, tais como fazer rolar uma bola à frente do cão ou passeá-lo na presença de outros.

Depois de o cão começar a responder consistentemente à ordem durante o treino com coleira, pode retirar a trela e treiná-lo apenas com a coleira.

NOTA: Recomenda-se que treine sem trela apenas quando tal for adequado para o seu ambiente e para o temperamento do cão. Deve cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis na sua área no que diz respeito à utilização de trelas para cães.

Na maioria das situações de treino, as suas ordens acabarão por não necessitar da emissão de estímulos juntamente com a ordem. Só deve utilizar um estímulo quando necessitar de repetir um comando porque o cão não obedeceu ao primeiro.

À medida que o cão fica mais bem treinado, pode diminuir a utilização do treino com coleira. Continue a utilizar a coleira no cão até ter a certeza de que já não é necessária para reforçar ordens aprendidas. Abandonar a coleira demasiado cedo pode causar problemas no futuro.

GUID-AA041605-DE53-4A18-B076-5DCB8D4F9007 v3
Outubro 2024