Applied Ballistics Glossário de termos

NOTA: O recurso Applied Ballistics® está disponível apenas no dispositivo Foretrex® 901.

Campos de solução de tiro

DOF

A direção do disparo, com o norte a 0 graus e o leste a 90 graus. Campo de entrada.

DICA: É possível usar a bússola para definir este valor apontando a parte superior do dispositivo para a direção do disparo. O valor atual da bússola é exibido no campo DOF. Você pode pressionar ENTER para usar esse valor. Você pode inserir manualmente um valor pressionando DOWN ou UP.
NOTA: O DOF é usado apenas para o cálculo do efeito Coriolis. Se você estiver atirando em um alvo a menos de 1.000 jardas de distância, este campo é opcional.
ELEVATION

A parte vertical da solução de mira, exibida em milirradianos (mil) ou minutos de ângulo (MOA).

RNG

A distância até o alvo, exibida em jardas ou metros. Campo de entrada.

W 1/2

A velocidade do vento 1, velocidade do vento 2 e a direção do vento. Por exemplo, se a direção do vento (DIR) for DIR 9:00, o vento estará soprando da esquerda para a direita na visão do atirador. Campo de entrada.

NOTA: O campo velocidade do vento 2 é opcional. Usar a velocidade do vento 1 e a velocidade do vento 2 não é uma forma eficiente de contabilizar as diferentes velocidades do vento a distâncias diferentes entre você e o alvo. Usar esses campos é uma forma de isolar os valores do vento e calcular os valores mínimo e máximo de vento para a solução.
WINDAGE 1

A parte horizontal da solução de mira baseada na velocidade do vento 1 e na direção do vento, exibida em milirradianos (mil) ou minuto de ângulo (MOA).

WINDAGE 2

A parte horizontal da solução de mira baseada na velocidade do vento 2 e na direção do vento, exibida em milirradianos (mil) ou minuto de ângulo (MOA).

Campos de saída adicionais

AERO JUMP

A quantidade de solução de elevação atribuída ao salto aerodinâmico. Salto aerodinâmico é o desvio vertical do projétil devido a um vento lateral. O salto aerodinâmico é calculado com base no valor 1 da velocidade do vento. Se não houver componente de vento lateral ou valor de vento, este valor será zero.

COS INCL

O cosseno do ângulo de inclinação do alvo.

DROP

A queda total do projétil ao longo da trajetória, exibida em polegadas.

H COR EFFECT

O efeito Coriolis horizontal. O efeito Coriolis horizontal é a quantidade de solução de vento atribuída ao efeito Coriolis. Isto sempre é calculado pelo dispositivo, embora o impacto possa ser mínimo se você não estiver atirando com alcance estendido.

LEAD

A correção horizontal necessária para atingir um alvo que está se movendo para a direita ou a esquerda em uma determinada velocidade.

DICA: Ao inserir a velocidade do seu alvo, o dispositivo leva em consideração o vento necessário no valor total de vento.
MAX ORD

A ordenação máxima. A ordenação máxima é a altura máxima acima do eixo do cano que um projétil atingirá ao longo de sua trajetória.

MAX ORD RNG

A distância na qual o projétil atingirá sua ordenação máxima.

REM ENERGY

A energia remanescente do projétil no impacto no alvo, exibido em libras-pés de força (lbf-pés) ou joules (J).

SPIN DRIFT

O valor da solução de vento atribuída ao efeito giroscópico. Por exemplo, no hemisfério norte, um projétil disparado de um cano com estriamento à direita sempre desviará ligeiramente para a direita durante o trajeto.

TOF

O tempo de voo, que indica o tempo necessário para um projétil atingir seu alvo a uma determinada distância.

V COR EFFECT

O efeito Coriolis vertical. O efeito Coriolis vertical é a quantidade de solução de elevação atribuída ao efeito Coriolis. Isto sempre é calculado pelo dispositivo, embora o impacto possa ser mínimo se você não estiver atirando com alcance estendido.

VEL MACH

A velocidade estimada do projétil ao atingir o alvo, exibida em um fator de velocidade Mach.

VELOCITY

A velocidade estimada do projétil ao atingir o alvo.

Campos de ambiente

AMB/STN PRESSURE

A pressão ambiente (estacionária). A pressão ambiente não é ajustada para representar a pressão ao nível do mar (barométrica). A pressão ambiente é necessária para a solução de disparo de balística. Campo de entrada.

DICA: É possível inserir este valor manualmente, ou selecionar a opção USE CURRENT PRESSURE para usar o valor de pressão de um sensor interno no dispositivo.
HUMIDITY

A porcentagem de umidade no ar. Campo de entrada.

LATITUDE

A localização horizontal na superfície da Terra. Valores negativos estão abaixo do equador. Valores positivos estão acima do equador. Este valor é usado para calcular o efeito Coriolis vertical e horizontal. Campo de entrada.

DICA: É possível selecionar a opção USE CURRENT POSITION para usar as coordenadas de GPS do seu dispositivo.
NOTA: A LATITUDE só é usada para cálculo do efeito Coriolis. Se você estiver atirando em um alvo a menos de 1.000 jardas de distância, este campo é opcional.
TEMPERATURE

A temperatura na sua localização atual. Campo de entrada.

DICA: Você pode inserir manualmente a leitura de temperatura de um sensor tempe™ conectado ou outra fonte de temperatura. Este campo não é atualizado automaticamente quando conectado a um sensor tempe.
WIND DIRECTION

A direção da qual o vento está vindo. Por exemplo, um vento DIR 9:00 sopra da sua esquerda para a sua direita. Campo de entrada.

WIND SPEED 1

A velocidade do vento usada na solução do disparo. Campo de entrada.

WIND SPEED 2

Uma velocidade do vento adicional e opcional usada na solução do disparo. Campo de entrada.

DICA: Você pode usar duas velocidades de vento para calcular uma solução de vento que contenha um valor alto e um baixo. O vento que deve ser aplicado para o tiro deve estar dentro deste alcance.

Campos de alvo

DIRECTION OF FIRE

A direção do disparo, com o norte a 0 graus e o leste a 90 graus. Campo de entrada.

NOTA: A DIRECTION OF FIRE é usada apenas para cálculo do efeito Coriolis. Se você estiver atirando em um alvo a menos de 1.000 jardas de distância, este campo é opcional.
INCLINATION

O ângulo de inclinação do disparo. Um valor negativo indica um tiro para baixo. Valores positivos indicam um tiro para cima. A solução de disparo multiplica a parte vertical da solução pelo cosseno do ângulo de inclinação para calcular a solução ajustada para um disparo para cima ou para baixo. Campo de entrada.

RANGE

A distância até o alvo, exibida em jardas ou metros. Campo de entrada.

SPEED

A velocidade de um alvo em movimento, exibida em milhas por hora (mph) ou quilômetros por hora (km/h). Um valor negativo indica um alvo em movimento para a esquerda. Um valor positivo indica um alvo em movimento para a direita. Campo de entrada.

Campos de perfil, propriedades do projétil

BALLISTIC COEFFICIENT

O coeficiente balístico do fabricante do projétil. Campo de entrada.

DICA: Ao utilizar uma das curvas de arrasto personalizado Applied Ballistics, o coeficiente balístico exibirá um valor de 1.000.
BULLET DIAMETER

O diâmetro do projétil medido em polegadas. Campo de entrada.

NOTA: O diâmetro do projétil ser uma variação do nome comum da munição. Por exemplo, uma 300 Win Mag tem, na verdade, 0,308 polegadas de diâmetro.
BULLET LENGTH

O comprimento do projétil é medido em polegadas. Campo de entrada.

BULLET WEIGHT

O peso do projétil medido em gramas. Campo de entrada.

DRAG CURVE

A curva de arrasto personalizado Applied Ballistics ou os modelos de projétil G1 ou G7 padrão. Campo de entrada.

NOTA: A maioria do projétil para rifles de longo alcance tem padrão mais próximo ao G7.

Campos de perfil, propriedades da arma

MUZZLE VELOCITY

A velocidade do projétil à medida que ele deixa o cano. Campo de entrada.

NOTA: Este campo é necessário para cálculos precisos pela solução de disparo. Se a velocidade de saída for calibrada, este campo pode ser atualizado automaticamente para uma solução de disparo mais precisa.
OUTPUT UNITS

As unidades de medida de saída. Um milirradiano (mil) equivale a 3,438 polegadas a 100 jardas. Um minuto de ângulo (MOA) equivale a 1,047 polegadas a 100 jardas.

SIGHT HEIGHT

A distância do eixo central do cano do rifle ao eixo central da mira telescópica. Campo de entrada.

DICA: É possível determinar este valor facilmente por meio da medição da distância entre a parte superior do ferrolho até o centro do seletor de vento e adição da metade do diâmetro do ferrolho.
SSF - ELEVATION

Um multiplicador linear que leva em consideração a escala vertical. Nem todas as miras telescópicas de rifles têm trajeto perfeito, então a solução balística precisará de uma correção de escala conforme a mira utilizada. Por exemplo, se um seletor for movido 10 mil, mas o impacto for a 9 mil, a escala de mira será 0.9. Campo de entrada.

SSF - WINDAGE

Um multiplicador linear que leva em consideração a escala horizontal. Nem todas as miras telescópicas de rifles têm trajeto perfeito, então a solução balística precisará de uma correção de escala conforme a mira utilizada. Por exemplo, se um seletor for movido 10 mil, mas o impacto for a 9 mil, a escala de mira será 0.9. Campo de entrada.

TWIST RATE

A distância necessária para uma volta completa no estriamento do cano do seu rifle. A taxa do rifle geralmente é fornecida pelo fabricante do cano ou da arma. Campo de entrada.

ZERO HEIGHT

Uma modificação opcional que afeta a elevação em alcance zero. Usada frequentemente ao adicionar um silenciador ou usar munição subsônica. Por exemplo, se você adicionar um silenciador e o projétil atingir o alvo 1 polegada acima do esperado, a sua ZERO HEIGHT será 1 polegada. É necessário definir isto em zero se o silenciador for removido. Campo de entrada.

ZERO OFFSET

Uma modificação opcional que afeta o efeito do vento em alcance zero. Usada frequentemente ao adicionar um silenciador ou usar munição subsônica. Por exemplo, se você adicionar um silenciador e o projétil atingir o alvo 1 polegada à esquerda do esperado, seu ZERO OFFSET será -1 polegada. É necessário definir isto em zero se o silenciador for removido. Campo de entrada.

ZERO RANGE

O alcance no qual o rifle foi zerado. Campo de entrada.

Campos de perfil, propriedades da arma, calibrar velocidade de saída

ENTER RANGE

A distância entre a saída e o alvo. Campo de entrada.

DICA: É necessário inserir um valor o mais próximo possível ao alcance sugerido na solução de tiro. Este é o alcance no qual o projétil desacelera até Mach 1,2 e começa a entrar no alcance transônico.
ENTER TRUE DROP

A distância real de queda do projétil durante o trajeto até o alvo, exibida em milirradianos (mil) ou minuto de ângulo (MOA). Campo de entrada.

Campos de perfil, propriedades da arma, calibrar fator de escala de queda

ENTER RANGE

A distância da qual o disparo será realizado. Campo de entrada.

DICA: Essa distância deve estar dentro de 90% do alcance recomendado sugerido na solução de disparo. Os valores que forem menores que 80% do alcance recomendado não fornecerão um ajuste válido.
ENTER TRUE DROP

A distância real de queda do projétil quando disparado em um alcance específico, exibida em milirradianos (mil) ou minuto de ângulo (MOA). Campo de entrada.

GUID-1B6BD381-3FB9-4F7D-BBB3-79BE9207F8FA v3
Fevereiro 2025