NMEA 2000 – Glossário
- Estrutura
-
É o principal caminho de comunicação da rede NMEA 2000®. A estrutura pode ser tão simples como três conetores em T ligados lado a lado com terminações em ambas as extremidades ou pode-se prolongar para incluir muitos conetores em T separados por cabos de estrutura. A estrutura deve sempre possuir uma construção linear para que a rede funcione corretamente (Construção de estrutura linear).
- Cabo de estrutura
-
O cabo de estrutura prolonga a estrutura NMEA 2000 para ligar os dispositivos NMEA 2000 situados em diferentes locais da embarcação. O comprimento máximo de um cabo de estrutura é de 100 m (328 pés). Os cabos de estrutura têm de ser ligados às partes laterais de dois conetores em T para manter a construção de estrutura linear e nunca devem ser ligados à parte superior de um conetor em T (Construção de estrutura linear).
- Dispositivo
-
Hardware eletrónico que se liga à rede NMEA 2000. Um dispositivo pode apenas transmitir dados para a rede, receber dados transmitidos por outros dispositivos da rede ou transmitir e receber dados da rede.
- Cabo de extensão
-
Cabo que liga um dispositivo NMEA 2000 à estrutura NMEA 2000. Os cabos de extensão podem ter um comprimento máximo de 6 m (20 pés). Os cabos de extensão têm de ser ligados à parte superior de um conetor em T ou à parte lateral de uma terminação de linha (Construção de estrutura linear).
- Terminação de linha
-
Terminação especial que pode ser usada em vez de uma terminação macho (não disponível como conetor fêmea), que permite uma ligação direta ao dispositivo na extremidade da estrutura NMEA 2000. A terminação de linha simplifica a instalação porque não necessita de um conetor em T, terminação macho e cabo de extensão para o dispositivo na extremidade da estrutura. (Terminação de rede).
- LEN (Número de Equivalência de Carga)
-
Valor simplificado que representa a quantidade de corrente que um dispositivo retira da rede NMEA 2000. 1 LEN = 50 mA. Cada dispositivo deve possuir, no produto ou na sua documentação, o LEN que deve utilizar para calcular as necessidades de alimentação e o equilíbrio da sua rede NMEA 2000 (Equilíbrio e distribuição de energia).
- Alimentação da rede
-
Alimentação de 12 Vcc fornecida à rede NMEA 2000. A alimentação para a rede NMEA 2000 deve ser ligada através de um interruptor (em vez de ser ligada diretamente à bateria) uma vez que alguns dispositivos NMEA 2000 ficam permanentemente ligados sempre que existe alimentação, o que pode descarregar a bateria. Os dispositivosNMEA 2000 devem funcionar com uma tensão entre 9 a 16 Vcc, com uma tensão nominal de 12 Vcc. (Construção de estrutura linear).
- Terminação
-
Resistência de 120 ohm situada em cada extremidade da estrutura NMEA 2000. É necessária uma terminação adequada para assegurar a integridade do sinal ao longo de toda a extensão da estrutura (Construção de estrutura linear).
- Conetor em T
-
Conetor triplo com um conetor macho e dois conetores fêmea. O conetor em T é utilizado para ligar um dispositivo NMEA 2000 à estrutura NMEA 2000.